Comissão Municipal de Tondela aprova plano de emergência e proteção civil

Plano será agora remetido para a Comissão Nacional de Proteção Civil para aprovação e entrada em vigor para os próximos cinco anos, data da próxima revisão.

02 de julho de 2026 às 18:25
Câmara Municipal de Tondela Foto: Nuno André Ferreira
Partilhar

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tondela aprovou o plano de emergência que define a organização, coordenação e mobilização de meios e recursos para situações graves, anunciou esta quinta-feira a Câmara daquela cidade.

Numa nota de imprensa da Câmara Municipal de Tondela, no distrito de Viseu, pode ler-se que na "recente reunião" entre a comissão municipal de proteção civil e essa autarquia, foram tratados "diversos dossiês estratégicos", entre os quais o plano.

Pub

"Os membros da comissão aprovaram o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que é o principal instrumento de planeamento operacional do município para fazer face a situações de acidente grave ou catástrofe", indica.

O documento "define a forma como o município organiza, coordena e mobiliza os meios e recursos necessários para proteger pessoas, bens, animais e o ambiente, quando ocorre uma emergência que ultrapassa a resposta normal dos serviços".

O plano será agora remetido para a Comissão Nacional de Proteção Civil para aprovação e entrada em vigor para os próximos cinco anos, data da próxima revisão.

Pub

Na reunião da comissão, a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, apresentou os "investimentos previstos" no domínio da proteção civil para este ano e que rondam 850 mil euros.

Entre os investimentos a realizar está a "apresentação de candidaturas para a aquisição de uma máquina de rasto (260 mil euros) e de equipamentos logísticos para a instalação de Zona de Concentração e Apoio à População (10.561 euros)".

Há, igualmente, investimento na implementação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), com 18 equipamentos geridos pelo Município (31 mil euros), a aquisição de rádios SIRESP (20 mil euros) para as juntas de freguesia, e 196 mil euros em protocolos de apoio anual com as duas corporações de bombeiros do concelho.

Pub

Outros dos assuntos passou pela aprovação do "regulamento do Centro de Coordenação Operacional Municipal, a estrutura de coordenação institucional e operacional da proteção civil" do município de Tondela.

"Este centro tem como missão assegurar que todas as entidades com responsabilidades numa emergência atuam de forma articulada, coordenada e com os meios adequados, evitando duplicações ou lacunas na resposta", indica.

Também foi aprovada a criação da Unidade Local de Proteção Civil da freguesia de Santiago de Besteiros, "a primeira a nascer no concelho" de Tondela, uma estrutura destinada a "aproximar a proteção civil das populações".

Pub

"Funciona como uma extensão local do Sistema Municipal de Proteção Civil e desenvolverá ações de prevenção, preparação, sensibilização e apoio à resposta em situações de emergência, encontrando-se munida de uma equipa com viatura caracterizada e equipada com material sapador, kit de combate a incêndios", refere.

Os elementos desta unidade local "são voluntários e possuem formação especializada" em proteção civil.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar