Conselho Nacional da Educação defende fim dos exames nacionais
Devem ser substituidos por provas específicas para cada curso, idênticas às provas de aptidão realizadas em cursos profissionais e artísticos.
O Conselho Nacional da Educação (CNE) recomendou o fim dos exames nacionais tal como existem e a sua substituição por provas específicas para cada curso, idênticas às provas de aptidão realizadas em cursos profissionais e artísticos.
O órgão consultivo de Governo e Parlamento recomenda o reforço da responsabilidade das instituições de ensino superior no processo de acesso. Seriam responsáveis por definir o perfil de competências pretendido e introduzir critérios e instrumentos de seleção e seriação próprios.
O CNE defende que o atual sistema desvaloriza o ensino secundário por si só, havendo tendência para orientar o ensino apenas para a preparação dos exames. O CNE contesta o argumento de que os exames permitem garantir a equidade entre os alunos, considerando que isso só estaria garantido se fosse “uma realidade ao longo de todo o processo”, desde o ensino e aprendizagem, à ação sobre a interpretação dos resultados “de forma adequada à diversidade dos alunos”.
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