Jovem do 'Ídolos' com orelhas corrigidas
Resultado final permite recuperar autoestima.
Pergunta CM
Conhece quem se tenha submetido a uma cirurgia de redução de orelhas?
A operação às orelhas, igual à que foi submetido o jovem concorrente humilhado no programa Ídolos, da SIC, é cada vez mais frequente. A otoplastia é a cirurgia de correção das chamadas ‘orelhas de abano’ e é um tratamento estético.
"Implica colocar os pavilhões auriculares no sítio, ou seja mais encostados à cabeça. A otoplastia pode ser bilateral [nas duas orelhas] ou não", explicou ao CM João Cardoso de Barros, cirurgião da Clínica Génese do Tempo (Porto), onde o jovem concorrente Daniel Alexandre foi operado.
Quem nasce com este tipo de orelhas, não tem problemas de saúde de correntes disso. A humilhação que sofrem, especialmente na escola, faz com que se sintam constrangidos e complexados. "Têm um defeito de nascença, por assim dizer, que acham que os prejudica esteticamente e sofrem com isso. Há senhoras que usam sempre os cabelos compridos para tapar as orelhas", c ontinuou o especialista.
A correção das orelhas tanto pode ser feita em criança como em adulto. "Tem de haver uma certa estabilidade psicológica e emocional porque é feita com anestesia local", esclareceu João Cardoso de Barros.
Além de consultas e estudos pré-operatórios, são feitos cálculos do tecido a remover. Retira-se a pele detrás da orelha e ao unir os dois lados, a orelha já fica encostada à cabeça. A cicatriz é por trás da orelha ficando, por isso, escondida, o que dá ótimo resultado estético. Os resultados finais são visíveis cerca de dez dias depois da otoplastia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt