Cuidados evitam as linhas no rosto
Vários fatores contribuem para o aparecimento de rugas.
As rugas são linhas e depressões mais ou menos profundas na pele e o seu aparecimento é sinal do envelhecimento. Se há quem não se importe com as rugas na cara, há também quem se preocupe –e muito – com o seu surgimento e gaste muito dinheiro para as tentar disfarçar, em especial as mulheres. A indústria cosmética vive dessa preocupação e investe todos os anos no lançamento de novos produtos.
Se as linhas do rosto são o testemunho da passagem inevitável dos anos, a verdade é que a prevenção é o melhor remédio e, dizem os especialistas, é possível retardar o seu aparecimento.
Ao CM, o cirurgião plástico Biscaia Fraga aponta fatores que contribuem consideravelmente para o envelhecimento precoce da pele, em particular a do rosto. "O sol, a água salgada, o tabaco e alimentos processados aceleram o envelhecimento precoce da pele", refere o cirurgião.
Há ainda outros fatores que levam a pele a perder hidratação e, por consequência, a sua tonicidade e elasticidade, fazendo com que fique seca e as linhas em torno dos olhos, nariz, boca e testa acabem por aparecer. O efeito do vento na cara é um outro fator agressivo à pele e, com o tempo, acaba por ter o efeito de provocar ou acentuar linhas no rosto. Mas não só. Se há quem diga que rir faz bem à saúde, ter um estado psicológico depressivo contribui para o aparecimento de rugas, por influência bioquímica e hormonal do indivíduo.Para quem não consegue conviver com as linhas acentuadas no seu rosto, há formas de tratamento que variam consoante a bolsa de cada um. Desde o uso de cremes antirrugas e hidratantes até terapêuticas mais ou menos sofisticadas, eficazes e duradouras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt