Cursos superiores com menos de 10 alunos fecham
Garantia dada pelo secretário de Estado do Ensino Superior.
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) confirmou ao CM que os cursos superiores que tiverem menos de 10 alunos deverão fechar ou, pelo menos, perder o direito ao financiamento estatal.
"Os cursos que admitam menos de 10 estudantes não são normalmente autorizados no ano seguinte", afirmou ao CM o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes. Na primeira fase do concurso nacional de acesso houve 208 cursos (20 por cento do total) que colocaram menos de 10 estudantes. Houve mesmo 48 que registaram zero colocações.
O governante sublinha que esta primeira fase "é apenas um dos canais de entrada no Ensino Superior" e frisa que haverá acessos por outras vias: "A maioria das licenciaturas dos institutos politécnicos admite mais estudantes através de concursos especiais e locais e algumas licenciaturas estão desenhadas para este outro público estudantil."
Mas segundo o Governo, os cursos que mantiverem menos de 10 alunos no final de todas as colocações vão mesmo encerrar.
Ferreira Gomes mostrou-se satisfeito com o aumento do número de alunos que entrou no Ensino Superior público.
"Estes resultados confirmam o interesse reforçado dos nossos jovens pelo Ensino Superior. Temos um aumento de 13% no número global de candidatos e, muito importante, uma subida de cerca de 30% no número de colocados em áreas de Ciência e Tecnologia. É o melhor ano desde 2011", disse ao Correio da Manhã o secretário de Estado, considerando que "a política geral do Governo de criação de condições para o aumento do número de estudantes num Ensino Superior mais diversificado está a dar resultados".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt