Defeitos neuronais podem explicar perturbações no sono em doentes de Parkinson

Cerca de 80% dos pacientes tem insónias, sono descontínuo durante a noite e sonolência de dia.

07 de junho de 2018 às 16:00
aplicação, app, Parkinson, Faculdade de Motricidade Humana Foto: iStockPhoto
Doença de Parkinson Foto: Getty Images

1/2

Partilhar

Uma equipa de investigadores, incluindo o doutorando português Jorge Valadas, descobriu que as perturbações do sono nos doentes de Parkinson podem dever-se ao funcionamento defeituoso de um tipo de células cerebrais, foi esta quinta-feira divulgado.

O grupo coordenado pelo neurocientista belga Patrik Verstreken, da Universidade de Lovaina e do instituto de biotecnologia VIB, verificou que os doentes de Parkinson com uma forma hereditária da patologia têm acumulação de neuropéptidos nos neurónios que segregam estas pequenas proteínas em condições normais.

Pub

A desregulação da atividade destas células cerebrais está associada às perturbações no sono, um dos sintomas não-motores da doença e uma das queixas 'top 5' dos pacientes, disse à Lusa Jorge Valadas, primeiro autor do estudo, sublinhando que 80 por cento dos doentes de Parkinson têm insónias, sono descontínuo durante a noite e sonolência de dia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar