Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Guarda muda para o Seminário Maior da cidade
Edifício vai ser requalificado. Investimento ronda os 2,9 milhões de euros.
O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai ser transferido, no dia 5 de janeiro de 2026, para o Seminário Maior da cidade devido ao início da requalificação do edifício.
"Esta intervenção de grande dimensão sucede a obras de menor escala realizadas em 2020 e visa expandir e melhorar significativamente as condições de internamento, consulta externa e serviços de psicologia, dotando o Departamento de infraestruturas mais modernas e adequadas às necessidades da população da região", referiu a ULS em comunicado enviado à agência Lusa.
A requalificação das instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, do Hospital Sousa Martins, representa um investimento global de 2,9 milhões de euros e integra a estratégia nacional de reforço e modernização da rede de cuidados de saúde mental.
A empreitada vai ser apoiada em 1,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo o restante, cerca de 1,4 milhões de euros, suportado por recursos próprios da ULS da Guarda, de acordo com a adenda ao contrato de financiamento celebrado com a Administração Central do Sistema de Saúde.
Trata-se de "um investimento estratégico na modernização da rede de cuidados de saúde mental, reforçando a capacidade de resposta da ULS da Guarda e garantindo melhores condições para utentes e profissionais".
O edifício, situado no Parque da Saúde, apresenta um estado de degradação "muito grande", indicou recentemente a ULS da Guarda.
O edifício que acolhe atualmente o serviço de Psiquiatria é um imóvel datado do início do século XX, da autoria do arquiteto Raul Lino, tendo, também por isso, "um relevante valor patrimonial".
"Durante o período de execução das obras, adjudicadas à empresa Isidro Pires da Silva, Lda, a Consulta Externa de Psiquiatria e o Internamento passarão a funcionar temporariamente nas instalações do Seminário Maior da Guarda, garantindo a continuidade da prestação de cuidados de saúde mental, sem interrupções para os utentes".
A mudança foi possível graças a um protocolo de cedência de instalações, assinado em 2023 entre o Conselho de Administração da ULS, a reitoria do seminário e os responsáveis do departamento da Psiquiatria e Saúde Mental.
Este projeto de requalificação integra-se na submedida i3.03 -- Requalificar as instalações dos Serviços Locais de Saúde Mental existentes, enquadrada no investimento C01-i03 -- Conclusão da Reforma da Saúde Mental e implementação da Estratégia para as Demências, no âmbito da Componente 1 -- Serviço Nacional de Saúde do PRR.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt