Diabéticos internados em Coimbra aumentam 40% em seis anos

No ano passado, os doentes diabéticos representaram 11% de todos os doentes internados no Hospital de Coimbra.

12 de novembro de 2014 às 14:29
diabetes, teste açucar, sangue Foto: Anette Romanenko / iStockphoto
Partilhar

O número de doentes portadores de diabetes internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra aumentaram 40 por cento entre 2007 e 2013, representando o ano passado 11% de todos os doentes em internamento.

Os doentes diabéticos chegam a representar 25% dos internamentos "na unidade de cuidados de AVC [Acidente Vascular Cerebral], nos cuidados intensivos cardíacos e na unidade de urologia e transplantação renal", sublinhou Margarida Bastos, coordenadora do Programa Nacional de Diabetes do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Pub

Apesar desses dados, a taxa de mortalidade intra-hospitalar de doentes diabéticos no CHUC situa-se nos "7,3%", contrastando com "24% da média nacional", realçou.

Para melhorar os cuidados a portadores de diabetes e para reduzir os internamentos, o CHUC criou uma Escola da Diabetes, que arranca a 28 de novembro, pretendendo dar formação "pós-graduada a médicos, enfermeiros, psicólogos" e outros profissionais, avançou Francisco Carrilho, diretor do serviço de endocrinologia do hospital, durante uma conferência de imprensa para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora a 14 de novembro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar