Disponível plataforma 'online' para apoios até 10 mil euros, anuncia Câmara de Castelo Branco

Interessados podem aceder à plataforma na página da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

05 de fevereiro de 2026 às 17:11
Destruição causada pela depressão Kristin em Castelo Branco Foto: Paulo Novais/Lusa
Partilhar

A Câmara de Castelo Branco anunciou, esta quinta-feira, que já está disponível a plataforma 'online' para pedir apoios até 10 mil euros para reabilitação ou reconstrução de habitações.

Numa nota enviada à agência Lusa, o município explicou que os interessados podem aceder à plataforma 'online' na página da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Pub

"As pessoas cujas habitações foram afetadas pelas intempéries ocorridas na região Centro, com especial incidência na tempestade Kristin, podem proceder ao reporte dos prejuízos, através do endereço direto: https://sigecandidaturas.ccdrc.pt/".

O município de Castelo Branco sublinha ainda que a legislação define dois escalões de enquadramento, prejuízos até cinco mil euros e prejuízos entre os cinco mil e os 10 mil euros.

Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

Pub

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar