Doente com gripe A morre no Curry Cabral (ACTUALIZADA)

O doente, Diogo Alvim de 49 anos, internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, desde o dia 25 de Agosto, com gripe A, morreu ao final da manhã de hoje. O indivíduo era candidato à Câmara de Ourém, pelo CDS-PP, nas próximas eleições autárquicas, era uma pessoa saudável, sem antecedentes de doença e era fumador.

26 de setembro de 2009 às 19:21
Doente com gripe A morre no Curry Cabral (ACTUALIZADA) Foto: D.R.
Partilhar

Perante a segunda morte no País devido à infecção pelo vírus H1N1, a ministra da Saúde, Ana Jorge, deu uma conferência de Imprensa onde apelou à acalmia da população e disse ser esperado óbitos. 'A ocorrência de mortes devido à doença não significa que haja alterações no quadro da situação epidémica que se vive em Portugal.'

Ana Jorge sublinhou que a gripe continua a apresentar padrões clínicos correspondentes aos inicialmente previstos. 'As medidas adoptadas até agora têm demonstrado que continuam a ser adequadas e vão manter-se.'

Pub

A directora clínica do hospital, Conceição Loureiro, afirmou que o doente foi internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital Curry Cabral com um quadro de pneumonia viral, com insuficiência respiratória grave e falência de vários órgãos.

'Desde o primeiro dia que este doente mantinha um prognóstico muito reservado, estando ventilado, com suporte hemodinâmico e sujeito a depuração renal, tendo o seu quadro clínico registado um agravamento claro nos últimos dias.'

Segundo a directora clínica, a causa de morte 'foi pneumonia pelo vírus H1N1, com falência multiorgânica'.

Pub

O director da UCI, Luís Mourão, afirmou que o facto de o doente ser fumador não constitui um factor de risco ou de agravamento da doença. 'Eu próprio sou fumador', disse.

Quanto à origem da infecção, Luís Mourão afirmou que o doente contraiu o vírus H1N1 numa estância de férias 'que não é o Algarve'.

A outra doente com infecção pelo vírus H1N1 internada naquela Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral registou, segundo a responsável clínica, uma franca melhoria nos últimos quatro dias.

Pub

A doente, de 32 anos, está internada desde o dia 18 de Agosto com um quadro de insuficiência respiratório grave e com necessidade de ventilação mecânica, até há quatro dias.

'Actualmente, a doente já não está sedada nem dependente de ventilação assistida', afirmou Conceição Loureiro, acrescentando que a paciente nunca registou um quadro de falência de órgãos.

Desde Abril deste ano que estiveram internados na UCI do Curry Cabral um total de seis doentes com infecção pelo vírus H1N1, tendo quatro tido alta clínica

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar