Dois alunos portugueses medalhados nas olimpíadas internacionais de Filosofia

Afonso Tavares, do Colégio Vasco da Gama, e Vasco Leal, da Escola Secundária de Alcochete, conquistaram, respetivamente, as medalhas de prata e bronze.

17 de maio de 2026 às 19:24
Estátua "O Pensador" de Auguste Rodin Foto: Alain Jocard/AFP via Getty Images
Partilhar

Dois estudantes portugueses conquistaram as medalhas de prata e bronze nas XXXIV Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que decorreram em Varsóvia, na Polónia, entre dia 14 e este domingo, adiantou a Associação para a Promoção da Filosofia (Prosofos).

Afonso Tavares, do Colégio Vasco da Gama, e Vasco Leal, da Escola Secundária de Alcochete, conquistaram, respetivamente, as medalhas de prata e bronze na competição internacional que juntou representantes de 56 países, num total de cerca de 120 estudantes e 120 professores.

Pub

De acordo com a Prosofos, que organizou a competição nacional que selecionou os participantes das olimpíadas, a prova aplicada aos alunos consistiu na redação, em inglês, de um ensaio filosófico, com a duração de quatro horas, tendo esse ensaio sido depois avaliado em duas fases por um júri internacional.

"Numa terceira fase, uma comissão científica internacional selecionou os melhores ensaios aprovados anteriormente e atribuiu as medalhas. O resultado alcançado pelos alunos portugueses representa um importante reconhecimento internacional da qualidade do ensino e da reflexão filosófica desenvolvida nas escolas portuguesas", lê-se na nota da Prosofos.

A comitiva portuguesa integrou os professores de Filosofia Vera Vicente e Domingos Correia, que participaram também no júri internacional de avaliação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar