Dois em cada cinco residentes em Lisboa são estrangeiros

A maior parte dos imigrantes são homens, quase metade tem entre 18 e 34 anos e um terço são brasileiros.

20 de outubro de 2025 às 01:30
AIMA realizou mais de 600 mil atendimentos no último ano Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Lisboa lidera a imigração em Portugal: com 575 mil habitantes, registava 202 mil cidadãos estrangeiros (35%), no final do ano passado.

Em todo o território nacional viviam 1 543 697.

Pub

“Este número quase quadruplica os 421 802 cidadãos estrangeiros registados no final de 2017”, divulgou a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Dois em cada cinco residentes em Lisboa são estrangeiros

Num ano, a imigração cresceu 18%, num acréscimo de 238 864 pessoas.

Pub

A maior comunidade é a brasileira, com praticamente um em cada três imigrantes (31,4%).

Os homens representam 56,1% da população estrangeira e quase metade (42%) tem entre os 18 e os 34 anos.

A dimensão da imigração é, contudo, superior. “Eu diria que temos algumas largas dezenas de milhares de pessoas que estão em situação irregular”, disse o diretor nacional-adjunto da PSP e responsável pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF).

Pub

João Ribeiro admitiu, também, que, na maioria, serão casos simples, “talvez por inexperiência, talvez por inação, ou porque não entregaram documentos, ou porque deveriam ter feito prova de determinadas situações e não fizeram”.

Reconheceu, contudo, que há casos complicados: “infelizmente temos tido sinais de que Portugal é também destino de tráfico de seres humanos para a exploração laboral, quer para a exploração sexual, quer também, infelizmente, alguns casos em que são processos para efeitos de importação, e peço desculpa pela expressão ser muito forte, importação de crianças para adoção”.