Semana começa com sol e muito calor. Temperaturas podem chegar aos 40º
IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.
O IPMA prevê para esta segunda-feira céu limpo na maioria do País, com a excepção de alguns distritos litorais, onde podem surgir algumas nuvens. Espera-se uma semana quente com temperaturas elevadas.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 18 (na Guarda) e os 28 (em Évora).
Doze distritos com níveis muito elevados de exposição UV
Doze distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco extremo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.
O IPMA colocou também em risco muito elevado de exposição à radiação UV os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria e Lisboa, o arquipélago da Madeira e dos Açores, com exceção da ilha das Flores (Grupo ocidental), que está com níveis elevados.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt