Vídeo viral: São porcos e não javalis e nadam com banhistas na Grécia, não na Arrábida ou Bahamas como circula nas redes
Ilha grega é habitada por uma família de porcos pretos já habituados à presença de turistas.
O vídeo viral do que parecem ser javalis a nadar junto a banhistas e a um barco turístico não foi filmado na Arrábida, nem nas Bahamas, como também circula. É de uma ilha grega no Mar Jónico.
Alegação: "Javalis nadam com banhistas nas praias da Arrábida, em Setúbal"
No final da semana, várias publicações nas redes sociais partilharam um vídeo do que diziam ser "javalis [a nadar] com banhistas nas praias da Arrábida, em Setúbal" ou, num tom mais humorístico, "golfinhos estranhos na praia da Arrábida".
No segundo caso, um 'tweet' já com mais de 97 mil visualizações, foi entretanto proposta uma nota da comunidade (ainda a aguardar aprovação) que afirma que "o vídeo foi gravado nas Bahamas" , nomeadamente na Praia dos Porcos, na ilha de Big Major Cay, no arquipélago das Exumas.
Esta versão é também a apontada pelo Grok, o 'chatbot' de inteligência artificial do X (antigo Twitter) que, em resposta a questões colocadas pelos utilizadores, afirmou e insistiu que o vídeo é das Bahamas.
Factos: o vídeo foi filmado numa praia grega onde vive uma família de porcos pretos
A pesquisa reversa de alguns fotogramas do vídeo permite encontrá-lo partilhado em várias línguas e identificar uma publicação na conta de Youtube de uma agência de viagens búlgara, com o título "cruzeiro na praia dos porcos felizes" e o crédito "Seven island cruises".
Outra pesquisa por esse nome revela tratar-se de uma empresa grega de cruzeiros no Mar Jónico, no Mediterrâneo, cujas propostas de viagens incluem um "cruzeiro dos porquinhos" com visita à ilha de Atokos, onde os participantes podem "nadar com porcos".
A consulta do Facebook da empresa revela que o vídeo original é, de facto, da Seven Islands Cruises e que mostra um dos cruzeiros à pequena ilha desabitada de Atokos, no Mar Jónico, onde há anos vive um grupo de porcos pretos que entretanto se tornaram numa atração turística, como conta aqui o Greek Reporter.
Ou seja, o vídeo não é da Arrábida, em Portugal, onde nos últimos anos foram avistados javalis em algumas praias, inclusive com registo de ataques a pessoas e posterior abate de alguns animais, nem da Praia dos Porcos, nas Bahamas, também conhecida por ser habitada por um grupo de porcos assilvestrados.
Avaliação Lusa Verifica: Falso
É falso que o vídeo viral de "um grupo de javalis a nadar junto a banhistas" tenha sido filmado na Arrábida ou nas Bahamas. A verificação de factos da Lusa Verifica concluiu que são imagens de um cruzeiro realizado à ilha deserta de Atokos, na Grécia, habitada por uma família de porcos pretos já habituados à presença de turistas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt