Empresários dos Açores preocupados com mudança na presidência da SATA
Mudança vai ocorrer antes da conclusão do processo de privatização em curso.
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) mostrou-se esta quinta-feira preocupada com a alteração na presidência do conselho de administração da SATA, por ocorrer antes da conclusão do processo de privatização em curso.
Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria justifica a preocupação por considerar que mudanças de liderança "num contexto tão sensível" podem "introduzir instabilidade num processo que exige continuidade, rigor e previsibilidade".
O presidente da administração da SATA, Rui Coutinho, apresentou, na terça-feira, a demissão do cargo, revelou à agência Lusa o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), que vai nomear o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.
"O senhor presidente do conselho de administração da SATA dirigiu-nos uma carta a pedir a sua demissão. Não é surpresa, na medida em que, tal como aliás é afirmado na carta, nós tínhamos feito, aquando da sua nomeação e aceitação, um entendimento que era objetivo: concluir o processo de alienação do capital social para efeitos de privatização da Azores Airlines e o processo de reestruturação, que também envolve o 'handling'", disse José Manuel Boleiro.
Esta quinta-feira, a direção da CCIPD pronunciou-se sobre o assunto e lamenta que a solução adotada passe "por uma indigitação interna orientada por critérios de poupança imediata".
"A experiência histórica do grupo SATA demonstra que decisões deste tipo, quando não enquadradas numa visão estratégica, acabam frequentemente por gerar custos mais elevados para a região, seja pela falta de alinhamento entre áreas distintas, seja pela perda de capacidade de gestão integrada", justifica.
Para os empresários açorianos, a alteração "parece focar-se apenas na necessidade de concluir a privatização da Azores Airlines, esquecendo que o grupo SATA é uma estrutura complexa e multifacetada, que inclui a SATA Air Açores, o 'handling', a gestão de aeródromos, a Holding e outras áreas essenciais ao transporte aéreo regional".
A CCIPD considera fundamental que "quaisquer mudanças tenham em conta o impacto no grupo como um todo e não apenas numa das suas componentes".
Para a direção da associação empresarial, é necessário "promover uma reflexão séria" sobre o modelo de gestão da Holding e de cada empresa sob a sua alçada, "evitando a repetição dos mesmos administradores em realidades que têm missões, objetivos e necessidades de gestão claramente distintos".
"A boa governação recomenda especialização, diferenciação e estruturas ajustadas à natureza de cada unidade", recomenda.
A organização reafirma a sua "total disponibilidade" para colaborar em soluções que promovam estabilidade, visão de longo prazo e eficiência na gestão do grupo SATA, em benefício da economia da região e dos açorianos.
Rui Coutinho tinha sido indicado para presidente da SATA em junho de 2024 após a saída de Teresa Gonçalves, que se demitiu a 09 de abril do ano passado e que tinha substituído Luís Rodrigues em abril de 2023.
Tiago Santos, que integrou a administração da SATA em julho de 2024, é economista, foi membro do conselho de administração e diretor financeiro do Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa entre 2015 e 2016, funções que também ocupou na empresa Oitante, entre 2016 e 2018.
A mudança na administração na SATA acontece numa altura em que está em curso o processo de privatização da Azores Airlines, companhia do grupo responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior.
O consórcio Atlantic Connect Group apresentou a 24 de novembro uma proposta de 17 milhões de euros por 85% da capital social da Azores Airlines, tendo o Governo dos Açores solicitado à Comissão Europeia a prorrogação do prazo para a privatização da companhia até 31 de dezembro de 2026.
A proposta está atualmente a ser analisada pelo júri do concurso, liderado pelo economista Augusto Mateus.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt