Encerradas hoje cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e uma de pediatria
Urgências de cinco hospitais recebem apenas grávidas referenciadas pelo INEM.
Cinco serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia assim como o serviço de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira estão, este domingo, encerrados, segundo informação disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com as escalas consultadas pela Lusa no sábado pelas 23h00, estão, este domingo, novamente encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Almada, Setúbal, Caldas da Rainha, Aveiro e Vila Franca de Xira.
No Hospital de Vila França de Xira, além do serviço de ginecologia e obstetrícia está também encerrado o serviço de urgência de pediatria.
A receber apenas grávidas referenciadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão, este domingo, as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora-Sintra, Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e dos hospitais de Santarém e de Leiria.
À noite, entre as 2h:00 e as 00h00, o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, também só receberá grávidas referenciadas.
O serviço de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também só receberá, este domingo, crianças referenciadas pelo INEM ou pela Linha SNS 24.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt