Encerrado lar ilegal e idosos retirados na Charneca da Caparica
Casa de Repouso de Santa Eufémia funcionava sem licença e foi alvo de queixa por negligência, devido a uma idosa que sofreu uma queda e ficou seis horas sem assistência.
As autoridades encerraram esta quinta-feira a Casa de Repouso Santa Eufémia, na Charneca da Caparica, Almada, e retiraram dezenas de idosos que ali se encontravam. A Segurança Social está “a contactar os familiares e, em função das necessidades, a tentar encontrar soluções alternativas para os idosos”, disse ao Correio da Manhã fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O encerramento já tinha sido anunciado a 31 de outubro, na sequência de uma fiscalização ter verificado que o lar estava ilegal porque funcionava sem licença. Foi também decisivo para este encerramento uma queixa por negligência apresentada por familiares de uma idosa que deu uma queda nas instalações e esteve seis horas sem assistência, num caso noticiado pela SIC.
Renato Ruivo, emigrante no Luxemburgo, contactou o CM desesperado porque não sabe para onde vai agora a mãe, que sofre de Alzheimer e teme que ela lide mal com esta alteração. “Ela tem Alzheimer em estado avançado e ali é bem tratada, pode andar muito como ela gosta e precisa, não sei onde a vão aceitar agora. O lar é ilegal por não ter licença mas tratam bem dos idosos, embora tenham errado no caso da senhora que caiu e partiu o nariz e foi posta na cama sem assistência”, afirmou, entre lágrimas, por estar longe e não poder ajudar a mãe. “Estou à espera que me contactem, mas até agora nada”, disse.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt