Encontra cavalos mortos no pasto

Proprietário fala em envenenamento dos animais.

17 de outubro de 2015 às 20:57
cavalos, mortos, pasto, proprietário, intervenção humana, animais, envenenamento, veneno Foto: Eduardo Martins
Partilhar

É um enorme prejuízo sentimental. Um desgosto muito grande", dizia ao CM, ainda chocado, Rafael Costa, a olhar para as carcaças dos três cavalos encontrados mortos ontem de manhã, num terreno para pasto, em Pousa, concelho de Barcelos. A GNR foi contactada, mas não se deslocou ao local. A investigação depende agora de uma queixa formal apresentada às autoridades.

O achado macabro foi notado às primeiras horas da manhã. "Ia a passar e reparei que os cavalos estavam todos deitados. Parei e apercebi-me de que uma égua ainda tinha os olhos abertos, mas não se mexia", contou ao CM Madalena Alves, que foi de imediato alertar o dono dos animais.

Pub

Rafael Costa não tem dúvidas de que as mortes tiveram intervenção humana. "Dois tinham as cordas desatadas e eles sozinhos não conseguiam fazer isso. Possivelmente, alguém lhes injetou algum tipo de veneno", atira o agricultor, desanimado. As carcaças foram removidas para incineração, depois de o veterinário ter recolhido material para análise posterior.

Os vizinhos ficaram chocados com o cenário que encontraram. "O cavalo mais pequeno estava em agonia quando o vi. Não se faz isto a um animal. Se queria ajustar contas era com o dono, não com os bichos", afirmou, revoltada, Tânia Figueiredo.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar