Ministério adia notas das provas finais do 9.º ano para hoje
Tutela admite ter havido "dificuldades técnicas" que impediram divulgação das classificações.
Os resultados das provas finais do 9.º ano a Matemática e Português, realizadas por mais de 97 mil alunos, deveriam ter sido divulgados na manhã desta terça-feira pelas escolas, mas o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) não enviou as notas e, só ao final da tarde anunciou que vai divulgar os resultados na quarta-feira e esclareceu o motivo do incumprimento.
"O atraso na afixação das pautas deve-se a dificuldades técnicas, decorrentes dos novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico. Essas dificuldades estão restringidas a um número residual de classificações de provas, que estavam ainda por concluir no momento previsto para envio dos resultados às escolas", afirmou o MECI, acrescentando que "apesar de [o problema] atingir apenas um número residual de provas, o MECI decidiu não divulgar os resultados dos alunos de forma faseada", para "preservar a integridade do processo de avaliação externa e de classificação das Provas Finais do Ensino Básico, assegurando a igualdade entre alunos no acesso à informação".
Milhares de conselhos de turma foram adiados. "As escolas tinham Conselhos de Turma marcados para atribuição das classificações finais que tiveram de ser adiados”, disse ao CM Filinto Lima, da Associação nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep). “Tivemos pais e alunos a ligar para saber o que se passa e também muito diretores me contactaram. O MECI tem de prestar esclarecimentos à comunidade educativa”, acrescentou.
Recorde-se que foram realizadas 97450 provas de Matemática e 97352 de Português. As provas finais, que foram pela primeira vez realizadas em computador, contam 30% para a nota interna, pelo que um aluno com 3 pode reprovar se tiver 1 na prova.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt