Escolas do Montijo alertam encarregados de educação para surto de hepatite A na região

Aviso foi feito após notificação da Unidade de Saúde Pública (USP) do Arco Ribeirinho, que inclui os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

14 de novembro de 2025 às 12:05
Em outubro foi detetado um caso de hepatite A num aluno da escola D. Pedro Varela, no Montijo Foto: Getty Images
Partilhar

A Delegada de Saúde da Unidade de Saúde Pública (USP) do Arco Ribeirinho, que inclui os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, notificou vários agrupamentos escolares do concelho do Montijo no sentido de ser comunicado aos pais a existência de um surto de hepatite A na região.

A notícia, avançada pelo DN, cita um email de uma das escolas a informar que já está a cumprir as orientações recebidas das autoridades de saúde em termos de aplicação de medidas de prevenção, alerta e controlo para evitar a propagação do vírus.

Pub

Várias mensagens com o mesmo alerta foram enviadas para encarregados de educação de outros agrupamentos escolares do Montijo.

Na quinta-feira, dia 13 de novembro, todas as escolas da freguesia do Montijo estiveram fechadas, mas o motivo foi o mau tempo.

Ainda de acordo com o DN, em outubro foi detetado um caso de hepatite A num aluno da escola D. Pedro Varela, no Montijo. As aulas não foram suspensas e até à data não foi registado mais qualquer caso.

Pub

Na quarta-feira, o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) alertou para o surgimento de novos casos de hepatite A, em especial na região de Lisboa, em simultâneo com um novo surto de Mpox. À Lusa, a organização apelou que a vacinação contra a hepatite A deve ser disponibilizada gratuitamente, como previsto por uma norma da DGS do verão de 2025.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar