Escolas fechadas hoje à tarde em Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço devido ao mau tempo
"A segurança das nossas crianças, jovens e de toda a comunidade educativa é a nossa prioridade", sublinhou a autarquia de Tondela.
As Câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde desta sexta-feira, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.
A decisão tomada pela Câmara de Tondela, em articulação com o serviço municipal de Proteção Civil e os agrupamentos de escolas, "assenta nos princípios da precaução e prevenção, visando reduzir a exposição ao risco, sobretudo em contexto de deslocações rodoviárias e acesso às zonas mais elevadas do concelho".
"A segurança das nossas crianças, jovens e de toda a comunidade educativa é a nossa prioridade", sublinhou a autarquia, em comunicado.
Assim sendo, "a rede de transportes, que serve a comunidade escolar, vai funcionar segundo o horário habitual das quartas-feiras, após o período letivo da manhã".
O município decidiu também cancelar as atividades do projeto Trilho, que estavam previstas para a tarde, e adiar a primeira sessão do projeto "Parentalidade em Movimento", agendada para a noite.
Segundo a autarquia, as condições atmosféricas adversas levaram ainda ao adiamento da peça de teatro "Tretas no Teia", que estava agendada para sábado à noite, na Casa do Povo do Guardão.
Também no concelho de Vouzela não haverá aulas a partir das 13h00 desta sexta-feira.
O município justificou que a decisão foi tomada "face à previsão de baixas temperaturas e queda de neve associadas à depressão Ingrid e considerando a declaração da Proteção Civil que colocou o distrito em estado de prontidão especial de nível 3 entre as 16h00 de quinta-feira e as 23h59 de sábado".
"A medida é tomada no âmbito da proteção civil, visando garantir a segurança de alunos, professores e funcionários escolares, bem como minimizar riscos durante a passagem da depressão", acrescentou.
A mesma decisão foi tomada no concelho vizinho de São Pedro do Sul, no seguimento da reunião da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil restrita.
A autarquia esclareceu que "os almoços previamente marcados estarão garantidos" e "os transportes escolares serão efetuados a partir das 13h30".
"Os alunos podem permanecer na escola da parte da tarde até que os pais ou encarregados de educação os consigam ir buscar", acrescentou.
Também o Município de Armamar, no norte do distrito de Viseu, anunciou o encerramento das escolas desde as 13h00 desta sexta-feira, devido à queda de neve que também está a deixar "fortemente condicionadas todas as estradas que ligam a vila às localidades" acima dos 500 metros de altitude.
Com esta medida preventiva, a autarquia pretende "minimizar a exposição ao risco, especialmente nas deslocações rodoviárias e no acesso às zonas mais altas do concelho".
No concelho de Tabuaço, o encerramento das escolas também aconteceu às 12h00 por "não estarem garantidas as condições necessárias para a circulação dos transportes escolares".
No distrito de Viseu, várias Câmaras tinham já decidido encerrar escolas durante todo o dia desta sexta-feira, como Resende, Cinfães, Castro Daire, Lamego, São João da Pesqueira e Vila Nova de Paiva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt