Escreve livro de poesia contra doença rara

Diogo, de 14 anos, sofre de doença rara. Escreveu um livro para criar uma associação.

08 de dezembro de 2013 às 17:22
Diogo Lopes, Charcot-Marie-Tooth, poesia, livro, doença rara, médicos Foto: CMTV
Partilhar

Diogo Lopes tem 14 anos. Aos dez, depois de anos de avaliações clínicas erradas em que os médicos não tinham explicação para os problemas que o afetavam, foi-lhe diagnosticada Charcot-Marie-Tooth. É uma doença neuromuscular degenerativa rara, que pode afetar mais de 2300 portugueses. A prazo, a doença provoca uma perda de força nos pés, braços e pernas.

À medida que os sintomas vão progredindo, podem mesmo colocar os doentes numa cadeira de rodas e causar problemas respiratórios. Até agora não tem cura.

Pub

Diogo confessa que "o mundo se desmoronou" quando lhe foi diagnosticada a doença, mas, em entrevista à CMTV, afirma que depois de um período mais triste e depressivo rapidamente se reergueu.

"Percebi que lá por ter uma doença, isso não dita o fim da minha vida." Acaba de lançar um livro de poemas. Com as vendas de ‘Contrabaixo', Diogo sonha criar uma associação que diminua o transtorno de quem sofre desta doença e sensibilizar médicos e investigadores para a descoberta de uma cura.

Objetivos ambiciosos para alguém cujas principais lições que retira da vida revelam que está habituado a viver com problemas diários: "uma pessoa só percebe que a normalidade é perfeita quando a perde".

Pub

CLIQUE NA IMAGEM EM BAIXO E VEJA O VÍDEO DA CMTV

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar