Esponja da loiça acumula 680 milhões de bactérias em 15 dias
Acumulação de fungos pode provocar várias doenças.
Uma simples esponja de lavar a loiça pode acumular 680 milhões de bactérias e fungos em apenas quinze dias de uso.
O estudo, da Faculdade DeVrey Metrocamp, localizada em São Paulo, Brasil, foi realizado com amostras de esponjas utilizadas durante duas semanas e que, nesse período de tempo, nunca foram limpas.
O resultado da investigação assusta, mas os responsáveis pelo estudo ressalvam que a maioria destes microrganismos já estão presentes no nosso corpo e no ambiente e que só geram doenças quando se trata de uma quantidade excessiva deles.
O simples ato de passar a esponja nos talheres e pratos faz com que o objeto fique contaminado e possa passar bactérias para os alimentos podendo provocar febres, diarreia e vómitos.
Para diminuir a probabilidade de contaminação, os investigadores sugerem que se coloque a esponja no microondas com um pouco de água durante dois minutos em potência máxima. De acordo com o mesmo estudo, este procedimento faz com que a esponja fique mais limpa e com menos bactérias do que uma esponja nova. Contudo, mesmo que faça esta limpeza todos os dias, ao fim de 15 dias a esponja deve ser substituída por outra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt