Está a chegar o mês dos jantares e festas de Natal. Estas dicas vão ajudá-lo a não ganhar quilos indesejados

A nutricionista Mariana Abecasis explica como é possível não cair em excessos.

27 de novembro de 2024 às 16:37
Rabanadas Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Com a chegada do mês de dezembro chegam também os jantares de Natal, as rabanadas, os sonhos, o bacalhau e o bolo-rei. Com todas estas opções irresistíveis aquilo que não queremos que chegue também são os quilos a mais. Pode parecer difícil, mas é possível manter a 'linha' durante a época festiva se seguir algumas das dicas dadas pelas nutricionista Mariana Abecasis.

1 - Moderação. Esta deve ser a 'palavra de ordem' para conseguir passar o mês de dezembro sem ganhar aqueles quilos indesejados. Não tem de abrir mão de tudo, mas pode fazer refeições mais leves e não "abusar" em tudo.

Pub

2 - Evitar os excessos. Deve deixar os chocolates, o bolo-rei e os doces típicos do natal para os dias festivos e aproveitar os restantes dias do mês de dezembro para fazer refeições mais leves, como por exemplo sopa.

3 - Ser seletivo. Mesmo nos dias de festa deve ser seletivo e "não comer tudo só porque está disponível". Se comer um bocadinho mais nas entradas, deve comer um pouco menos no prato principal.

4 - Ter atenção às bebidas alcoólicas. O álcool pode ter um efeito calórico na alimentação e, por isso, por cada copo de vinho que beber deve ter um copo de água para ir intercalando e só deve passar para o segundo copo de vinho quando acabar o primeiro copo de água.

Pub

5 - Não ter a ideia "perdido por 100 perdido por 1000". Não pensar que só porque comeu em demasia ao almoço, também pode comer mais ao jantar. Lembrar que não deve pensar que vai comer tudo o que apetece em dezembro e que em janeiro recupera.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar