Este ano há 314 praias com bandeira azul

Algarve continua a liderar com 88 praias distinguidas.

29 de abril de 2016 às 15:33
Bandeira Azul Foto: Vítor Mota
Partilhar

Portugal ocupa o quinto lugar no ranking mundial das bandeiras azuis. Este ano são mais 15 as praias a receber a distinção. No total são 314 as zonas balneares galardoadas com o símbolo de qualidade, 22 das quais são praias fluviais, de acordo com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

José Archer, presidente da ABAE diz que a atribuição da bandeira azul a mais praias se deve a "um melhor ordenamento do território e cumprimento de normas ambientais", bem como "a consciência dos autarcas de que a exibição do galardão lhes traz prestígio e retorno económico".

Pub

"Este é um ano de sucesso, porque além da meta de ultrapassar as 300 praias, nos últimos cinco anos tempos estado no topo. Por trás de cada bandeira azul está uma questão de comportamento dos decisores e também de quem está e visita as praias. Ao fim de 30 anos é notório poder-se dizer que a bandeira azul contribuiu para uma mudança de comportamentos", disse ao CM

Pub

Este ano há 10 novas praias que vão exibir a bandeira azul, mas nove das que constavam da lista no ano passado foram ‘desclassificadas’, cinco em Cascais (Crismina, Conceição, Duquesa e Poça), uma na região Norte (Senhora Boa Nova), duas na Madeira (Roca Mar e Garajau) e uma nos Açores (Praia).

Há também 14 reentradas e o Algarve continua a liderar o ranking, com o maior número praias premiadas (88), logo seguido do Norte (69), Tejo (52), Açores (34), Centro (32), Alentejo (27) e Madeira (12).

As primeiras bandeiras serão içadas a 1 de Junho em Góis e a 17 de junho em Mafra.

Pub

A bandeira azul foi também atribuída a 17 portos de recreio e marinas, que registaram duas reentradas na Madeira:Marinas do Funchal e Quinta do Lorde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar