"Estou de coração partido": Marca de 'fast-fashion' chinesa rouba ilustração de artista portuguesa
Ilustradora tem vontade de fazer justiça, mas "é impossível apagar tantos fogos sozinha sem recursos legais" que a defendam, confessa. Shein foi uma das marcas que roubou a designer portuguesa, mas já retirou o produto do site.
"Frustrada e de coração partido", é assim que a ilustradora portuguesa Lara Luís se sente ao ver a ilustração por si criada estampada em peças de roupa de empresas chinesas de moda rápida - como a Shein - que vendeu, por apenas seis euros, a ilustração da artista estampada numa t-shirt.
Senti-me frustrada por mais uma vez estarem a copiar um trabalho meu mas na altura nem sabia da dimensão que tudo isto viria a ter", disse ao CMLara Luís.
Foi através de alguns seguidores que a ilustradora descobriu que não só a Shein mas também outros sites usavam a sua ilustração. "Depois de me terem dito que viram o meu trabalho na Shein, começou-se a descobrir que o mesmo desenho tinha sido copiado dezenas de vezes e estava em outros sites de marcas chinesas, vietnamitas ou em sites como o 'AliExpress', 'Amazon', 'Etsy', 'Ebay'... E aí foi quando me senti completamente impotente".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt