Estudantes do ensino superior protestam contra cortes

Algumas centenas de estudantes do ensino superior concentraram-se ao início da tarde desta terça-feira no Marquês de Pombal, em Lisboa, e seguiram para a Assembleia da República, em defesa de um maior financiamento do ensino superior, mais qualidade do ensino e protesto contra os cortes nas bolsas sociais e no passe sub-23.

29 de novembro de 2011 às 16:38
estudantes, universidades, ensino superior, manifestação, protesto, marquês de pombal, lisboa Foto: André Kosters/Lusa
Partilhar

O encontro reuniu jovens de 19 associações de estudantes de várias faculdades de todo o País.

João Fonseca, 23 anos, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entidade que organizou o encontro, afirmou ao Correio da Manhã que os cortes no “financiamento do ensino público é a principal questão” da mobilização dos jovens.

Pub

“Há um desinvestimento muito grande no ensino público e os cortes que estão a ser feitos leva muitos estudantes a desistir de continuar a estudar”, afirmou João Fonseca, que está a fazer mestrado em História de Arte.

De acordo com o membro da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras, a redução nas “bolsas sociais levou seis mil a dez mil estudantes a abandonar, este ano lectivo, os estudos”.

Segundo o estudante, muitos alunos do ensino superior em Viseu “têm de recorrer a instituições que são apoiadas pelo Banco Alimentar para sobreviverem e há muitos outros que têm de arranjar trabalho em part-time para pagar os estudos”.

Pub

José Tiago Baptista, 23 anos, do curso de Competição Musical da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, do Porto, afirmou ao Correio da Manhã que “o aumento em 50 euros das propinas e o fim do desconto de 50 por cento do passe social está a dificultar muito a vida dos estudantes”.

O estudante passou a pagar propinas anuais no valor de 995 euros e o passe social passou de 35 euros para 70 euros.

Um abaixo-assinado está a circular em algumas associações de estudantes contra o fim do passe sub-23.

Pub

A manifestação dos estudantes e a subscrição da petição são iniciativas que se inserem na campanha de contestação das políticas do Governo para o ensino superior.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar