Evitar acidentes à porta de escola
Construída rotunda na rua onde morreu atropelada aluna da EB 2/3 de Canidelo
A obra já era desejada há quatro anos, mas avançou finalmente em fevereiro, dois meses depois de uma aluna, de 9 anos, ter morrido ali atropelada, na passadeira, em frente à escola EB 2/3 de Canidelo, em Gaia. Foi construída uma rotunda e separadores a dividir em três faixas de rodagem aquela parte da rua da Bélgica, que tem muito tráfego, por servir de acesso a duas autoestradas.
A empreitada, da câmara municipal, foi planeada em conjunto com a direção do Agrupamento de Escolas D. Pedro I.
"Fizemos uma obra com níveis de segurança muito elevados. Colocámos na rotunda um monumento de um morango, que é um dos símbolos da freguesia. Ficou bem esteticamente e também serve para que não volte a acontecer este triste acontecimento [atropelamento que matou Ana Catarina Azevedo]", explicou Firmino Pereira, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.
A obra, orçada em 150 mil euros e que será concluída em breve, inclui uma faixa de rodagem exclusiva para o acesso em segurança dos alunos à escola. Serão colocados semáforos e, possivelmente, uma passadeira elevada para reduzir a velocidade dos carros. Alunos, encarregados de educação e funcionários estão satisfeitos. "Temos notado melhorias a nível de trânsito, que está mais controlado, e têm diminuído os acidentes com os alunos", disse António Duarte, diretor do Agrupamento de Escolas D. Pedro I. n
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt