Exame ao DNA por 905 euros
Empresa americana faz perfil genético e entrega relatório no smartphone
A empresa americana Veritas Genetic anuncia para Abril a comercialização de testes completos ao DNA dos seus clientes, por um preço muito abaixo do que hoje se pratica. Se a sequenciação de DNA custa hoje pelo menos 2500 dólares no EUA, a Veritas Genetic anuncia um preço bem inferior - 999 dólares, o que equivale a 905 euros ao câmbio atual.
A companhia inova ao criar uma ‘app’ para smartphone que permite aos utilizadores receber os relatórios diretamente nos seus dispositivos móveis. A aplicação prática do conhecimento genético ainda é vaga, mas a empresa diz que podem ser dadas informações vitais sobre a propensão da pessoa para desenvolver doenças como o cancro.
"É um teste de despistagem, não é um diagnóstico", explicou ao site MIT Technology Review (ligado à prestigiada universidade americana MIT) o fundador e CEO da Veritas, Mirza Cifric. Os exames genéticos terão de ser aprovados por um médico e as autoridades de saúde americanas deverão ser chamadas a pronunciar-se sobre a tecnologia usada. Mas a Veritas, empresa que nasceu de um projeto de investigação da Universidade de Harvard, já está a agitar a indústria dos testes genéticos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt