Exames do secundário vão manter questões opcionais criadas na pandemia
Medida introduzida para facilitar tarefa dos alunos continua nos exames do 11.º e do 12.º ano.
O Instituto de Avaliação Educativa (Iave) divulgou as informações sobre as provas de avaliação externa do ano letivo em curso (2024-2025). O destaque vai para a manutenção nos exames do secundário das questões opcionais em que são contabilizadas apenas as melhores respostas, enquanto nas provas finais do 9.º ano a medida deixa de ser aplicada. As medidas decorrem da carta de solicitação ao Iave, assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo.
As questões opcionais foram introduzidas em 2020, na pandemia de Covid-19, para facilitar a tarefa dos alunos num contexto complexo, e foram sempre aplicadas até 2024. O Iave refere que nos exames do secundário, para além das perguntas de resposta obrigatória, “haverá, ainda, em cada prova, um conjunto de itens a que os alunos devem igualmente responder, sendo contabilizadas para a classificação final as respostas aos itens em que os alunos obtenham melhor pontuação”.
Na prática, os alunos podem optar por responder apenas às questões em que se sentem mais bem preparados. O número de questões opcionais será “de acordo com a especificidade de cada prova e a divulgar oportunamente”.
O Iave revela contudo que, “por exemplo, numa prova composta por 20 itens, em que 14 são obrigatoriamente contabilizados para a classificação final, os alunos devem também responder aos seis itens restantes, mas apenas são considerados para a classificação final da prova os três itens cujas respostas obtenham melhor pontuação”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt