Faculdade procura voluntários para melhorar saúde sexual

Programa de intervenção ‘online’ vai recrutar pessoas de vários géneros e orientações sexuais. Projeto pretende ajudar pessoas com problemas de cariz sexual que provocam sofrimento.

16 de junho de 2025 às 01:30
Um quinto da população adulta portuguesa tem dificuldades sexuais que causam sofrimento emocional
Um quinto da população adulta portuguesa tem dificuldades sexuais que causam sofrimento emocional Foto: Getty Images/iStockphoto
Partilhar

O Centro de Psicologia da Universidade do Porto e o Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) estão a tentar recrutar 70 voluntários para um estudo que oferece também intervenção psicológica ‘online’. O projeto da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pretende detetar quais os problemas sexuais dos voluntários e tentar ajudar.

Designado ‘Fullsense’ e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o programa é gratuito e acessível a maiores de 18 anos, seja qual for a identidade de género ou a orientação sexual. “É um programa que está preparado para ajudar pessoas com diversidade sexual, diferentes orientações sexuais, e com diversidade de género. Isto é uma nota que diferencia o ‘Fullsense’ porque, muitas vezes, os estudos são muito exclusivos nos critérios e acabam por não chegar a um amplo número de pessoas”, afirma Pedro Nobre, diretor da Faculdade.

Pub

Segundo o responsável, “estima-se que um quinto da população adulta portuguesa tem dificuldades sexuais que causam sofrimento emocional. É um número muito significativo. Este programa pode ser uma ajuda acessível e simples”, afirma.

Além da plataforma ‘online’, haverá apoio à distância de profissionais especializados, nomeadamente portugueses com experiência em sexologia clínica e terapia sexual. A equipa conta ter os primeiros resultados até ao final deste ano.

SAIBA MAIS

Pub

Baixo desejo e dor

As queixas mais frequentes são as dificuldades de ereção e de lubrificação, problemas em ter orgasmo ou dor sexual nas mulheres, e as dificuldades de ejaculação (retardada ou prematura) nos homens.

Oito módulos

Pub

Os voluntários começam por preencher um formulário, seguindo-se um contacto telefónico. Para seguir o programa, o voluntário assistirá a oito módulos ‘online’, mais ou menos um por semana, módulos com informação e exercícios.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar