Cancro oral: falhas em resultados de biópsias
Instituto garante que usa email para enviar resultado das biópsias.
O Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO), sistema informático criado no âmbito do Projeto de Intervenção Precoce no Cancro Oral, tem falhas que dificultam aos dentistas o acesso aos resultados das biópsias.
As dificuldades no acesso ao SISO são também sentidas pelos técnicos do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), único laboratório no País que faz as biópsias às amostras de tecido enviadas pelos dentistas que integram o programa. A diretora do laboratório de Anatomia Patológica do Ipatimup, Catarina Elói, refere ao CM que as dificuldades em inserir os dados dos doentes foram sentidas "desde o início do programa" (24 de março de 2014).
Os resultados foram sempre enviados por email para os médicos, não havendo "qualquer doente sem diagnóstico". O resultado é dado em 4 dias. Até 31 de dezembro foram analisadas 341 amostras, das quais cinco revelaram cancro oral. O CM pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde e à Direção-Geral de Saúde: não responderam.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt