Fátima Barros nova presidente da Admnistração da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Foi presidente da Anacom e em 2015 assumiu a presidência do organismo da União Europeia que coordena e harmoniza a atuação dos reguladores nacionais das comunicações eletrónicas.
Fátima Barros, antiga lider da Anacom, foi nomeada presidente do Conselho de Administração (CA) da Fundação Francisco Manuel dos Santos, foi esta quarrta-feira anunciado.
"Fátima Barros foi nomeada presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) pelo Conselho de Curadores desta instituição", indicou, em comunicado.
Segundo a informação disponibilizada no 'site' da fundação, o cargo de presidente do Conselho de Administração foi ocupado, até 05 de junho, por Gonçalo Saraiva Matias.
A nova presidente do Conselho de Administração da fundação é curadora desde 2024, função que cessa agora, e é administradora não executiva na Brisa Concessão Rodoviária e no BPI, onde também é presidente da Comissão de Auditoria.
Esta responsável foi administradora não executiva da FFMS entre 2017 e 2023.
Fátima Barros é doutorada e mestre em Economia pela Universidade Católica de Louvain e professora de Economia na Católica Lisbon School of Business & Economics.
Entre 2012 e 2017, foi presidente da Anacom -- Autoridade Nacional de Comunicações e, antes disso (2004-2012), foi 'dean' (reitora) da Católica Lisbon.
Já em 2015 assumiu a presidência do organismo da União Europeia que coordena e harmoniza a atuação dos reguladores nacionais das comunicações eletrónicas (BEREC).
"Assumo esta responsabilidade com um profundo sentido de missão e com firme compromisso de dar continuidade ao notável trabalho desenvolvido pelos meus antecessores. A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem desempenhado um papel único na produção e divulgação de conhecimento da realidade portuguesa e continuará a fazê-lo com total independência, transparência e rigor científico", afirmou, citada na mesma nota, Fátima Barros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt