Fátima lembra peregrinos que morreram atropelados

Cinco pessoas morreram após um acidente em Cernache.

11 de maio de 2015 às 19:34
Basílica da Santíssima Trindade, Santuário de Fátima Foto: João Santos
Partilhar

O Santuário de Fátima lembrou esta segunda-feira os cinco peregrinos que morreram atropelados em Cernache, Coimbra, pedindo aos fiéis orações pelos familiares das vítimas e que não caiam "em julgamentos ou lamentos infecundos".

Na saudação inicial na missa do peregrino a pé, na Basílica da Santíssima Trindade, o padre Sérgio Henriques, capelão do Santuário de Fátima e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica, afirmou que a alegria desta celebração "está também marcada pela dor do acontecimento da passada madrugada do dia 2 deste mês, em que mortalmente foram colhidos em Cernache" cinco pessoas, cujos nomes e idades enumerou.

Pub

O sacerdote fez votos para que os feridos do acidente tenham uma "rápida recuperação" e pediu orações "pelos familiares que vivem o momento de dor e se interrogam sobre o porquê do acontecido, para que Nossa Senhora a todos console". Já na homilia, o padre Sérgio Henriques salientou que é "nos momentos de prova e de dúvida, como os acontecidos na tragédia" de Cernache, que a "força divina nos torna capazes de avançar, mesmo envolvidos nas interrogações, no porquê".

Sacerdote lembra mártires

Pub

Dirigindo-se às centenas de fiéis presentes, alguns dos quais com colete refletor que envergaram na caminhada e outros com camisolas identificando o grupo, o responsável destacou o seu testemunho de fé no percurso a pé para Fátima.

"A vossa caminhada de peregrinos a pé é, de verdade, uma doação, uma entrega de vida, um derramamento de sangue por amor. Pensemos nesses cinco que caminhavam até este santuário. É o ser mártir, onde tantas vezes se é incompreendido, ridicularizado e até explorado", sublinhou.

Cinco peregrinos morreram atropelados no dia 2, quando se deslocavam a pé para Fátima, no distrito de Santarém. O acidente ocorreu no Itinerário Complementar 2 (IC2) e provocou mais quatro feridos entre o grupo de cerca de 80 peregrinos oriundo de Mortágua, no distrito de Viseu.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar