Fecham hoje sete urgências de Obstetrícia e duas de Pediatria

Grande Lisboa é a área mais afetada por fecho de urgências das maternidades.

15 de agosto de 2024 às 01:30
A falta de médicos, agravada pelas férias de verão, obriga ao fecho das urgências Foto: Getty Images
Partilhar

Sete serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e dois de Pediatria encontram-se esta quinta-feira encerrados, segundo as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Segundo a informação publicada no Portal do SNS, às 09h00 estão fechadas cinco urgências de Gineco- logia e Obstetrícia na região de Lisboa e Vale do Tejo, três das quais no distrito de Setúbal: Hospital de São Bernardo, em Setúbal, Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e Hospital de Garcia de Orta, em Almada.

Por sua vez, em Lisboa, está fechada a urgência de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria. No distrito de Leiria permanece encerrada a urgência do Hospital de Santo André, e fecha também a das Caldas da Rainha. No Algarve, o Hospital de Portimão tem também a urgência de Obstetrícia encerrada.

Pub

O serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Francisco Xavier (Lisboa) está referenciado entre as 00h00 horas e as 09h00. E no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) das 00h00 às 08h00 e das 20h00 às 24h00. Nestes períodos, estes serviços estão reservados às urgências internas e aos casos referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e pela linha SNS24. Avança ainda o Serviço Nacional de Saúde que está encerrada a urgência de Pediatria do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Beatriz Ângelo (Loures).

As urgências de Pediatria dos hospitais de Viseu e do Amadora-Sintra estão referenciadas, respetivamente, entre as 20h15 e as 23h00, e entre as 00h00 e as 08h00 e as 20h00 e 24h00.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar