Festival da Alambicada junta centenas de visitantes durante o fim de semana
Alambicada é um prato tradicional à base de borrego, preparado com condimentos secretos.
Está a decorrer este fim de semana a feira gastronómica 'A Alambicada', em Vila Nova de Tazem que está a atrair centenas de visitantes ao concelho de Gouveia.
A alambicada é um prato tradicional à base de borrego que é preparado com condimentos secretos. "A carne é colocada a marinar com vinho branco da Adega de Vila Nova de Tazem, dentro de uma panela de ferro com três pernas. Depois é colocado um alguidar, em cima da panela, que é lacrado com massa de pão. A cozedura é feita em lume brando durante cerca de três horas e a água do alguidar tem de ser substituída por água fria para controlar a temperatura da cozedura", explicou o chef António Cunha.
O prato típico da região é servido com ensopado de pão acompanhado com batata à racha. No festival estão também patentes vários stands de vinho do Dão, queijo serra da Estrela, requeijão e doçaria tradicional.
"A adega de Vila de Nova de Tazem aproveitou o certame para lançar dois novos vinhos: o Adega da Vila branco 2023 e o Adega da Vila tinto 2020 que são duas edições limitadas e exclusivas", resumiu o enólogo Pedro Nuno Pereira.
Pelo palco do festival vão também passar vários músicos nacionais e dj's. O evento termina no domingo.
60 kg de farinho 150 kg de massa, 25 kg de nozes, 25 kg de amêndoa num bolo rei com 44 metros: é isto que leva o projeto do bolo rei comunitário feito pelo Pedro Arede e o Luís Santos da pastelaria Pão de Deus, em Vila Nova de Tazem. Durante o Festival, foi aberto o maior bolo rei comunitário do País.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt