Flamingos nidificam em reserva de Castro Marim

Segundo o ICNF, foram construídos perto de 800 ninhos com ovos, numa colónia com cerca de 3000 animais, o que levou ao nascimento de 550 jovens flamingos.

06 de julho de 2021 às 08:37
/fotoscm/Fotos/2-39638799 (10424960) (Milenium) Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O nascimento de 550 flamingos numa das salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António permitiu ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) comprovar o sucesso da nidificação desta espécie em Portugal Continental.

Segundo o ICNF, foram construídos perto de 800 ninhos com ovos, numa colónia com cerca de 3000 animais, o que levou ao nascimento de 550 jovens flamingos. Esta entidade ambiental adianta que “a nidificação e o seu resultado positivo poderão ser confirmados no próximo ano e tornar-se uma situação recorrente”, o que levaria a uma importante adaptação da espécie a diferentes condições das que estão habituados. Desde finais dos anos 90 que a construção de ninhos é conhecida em várias áreas protegidas em zonas húmidas, nomeadamente na Reserva Natural do Estuário do Tejo e do Sado. Nestas duas foram construídos meia centena de ninhos, no entanto, a nidificação não foi concluída e os flamingos abandonaram os locais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar