Fundação Amélia de Mello lança projeto para ajudar alunos do Barreiro

Dirigido aos estudantes, concurso de Fotografia Alfredo da Silva é uma das primeiras iniciativas públicas do projeto BEE - Barreiro, Ensino e Educação.

15 de janeiro de 2026 às 17:42
Concurso tem como tema "A Cidade e o Rio", convidando os jovens a olhar o Barreiro através da fotografia Foto: Pedro Catarino
Partilhar

A Fundação Amélia de Mello (FAM) abriu esta quinta-feira as candidaturas para um concurso de fotografia dirigido aos estudantes do Barreiro, no distrito de Setúbal, no âmbito de um projeto que visa contribuir para o sucesso escolar daqueles alunos.

O Concurso de Fotografia Alfredo da Silva é uma das primeiras iniciativas públicas do projeto BEE - Barreiro, Ensino e Educação, que, segundo a fundação, "foi desenhado para responder aos preocupantes indicadores de insucesso escolar no concelho do Barreiro".

Pub

Dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional do concelho, o concurso tem como tema "A Cidade e o Rio", convidando os jovens a olhar o Barreiro através da fotografia, valorizando o património histórico, industrial, humano e natural do concelho, do rio Coina ao Tejo.

"Mais do que um desafio artístico, o Concurso de Fotografia Alfredo da Silva afirma-se como um exercício de cidadania ativa, identidade local e expressão criativa", explica a fundação, que tem uma ligação histórica ao Barreiro inspirada pelo legado de Alfredo da Silva, um industrial português que criou na cidade no início do século XX o complexo da CUF (Companhia União Fabril), classificado como um dos maiores polos industriais da Europa.

O concurso decorre até 27 de março e prevê a atribuição de 4 mil euros em prémios, através de bolsas de estudo para os alunos vencedores, no valor total de 1.750 euros, bem como donativos às escolas dos alunos premiados, no montante de 2.250 euros.

Pub

As fotografias distinguidas serão divulgadas publicamente e integradas numa exposição a realizar no Barreiro, em parceria com a ADAO--Associação para o Desenvolvimento das Artes e dos Ofícios, com o anúncio dos vencedores marcado para 16 de abril de 2026.

O projeto BEE, no qual se insere este concurso de fotografia, decorre desde o ano letivo 2024/2025, através de iniciativas com a Câmara Municipal, os agrupamentos de escolas do Barreiro e parceiros locais.

Assume-se como uma plataforma agregadora de iniciativas educativas, culturais e sociais, com foco nos alunos, nas escolas e na comunidade, promovendo igualdade de oportunidades, motivação para o estudo e criação de percursos de futuro.

Pub

"Com uma população estudante a crescer a cada ano, com a chegada de cada vez mais crianças de outros destinos geográficos do planeta, com problemas sociais identificados em algumas famílias, é necessário apoiar quem mais precisa e manter, também, a motivação dos melhores alunos. Este projeto é um ninho de incentivo, de saber, onde todos são tratados por igual, onde todos trabalham para um propósito comum", adianta a FAM.

A Fundação Amélia de Mello é uma instituição de direito privado com estatuto de utilidade pública, que nasceu em 1964 para dar continuidade e reforçar a ação social do Grupo CUF.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar