Furacão ‘Alex’ passou a 20 km da ilha Terceira
Arquipélago açoriano foi menos afetado do que se temia.
O furacão ‘Alex’ passou afinal mais a leste do que se esperava, sobre o mar, e provocou estragos de pouca gravidade no arquipélago dos Açores. "Passou a cerca de 20 quilómetros a leste da ilha Terceira, que foi afetada, mas pela parte menos ativa do furacão", afirmou Carlos Ramalho, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Eram 12h30 locais (13h30 em Lisboa) quando o furacão se fez sentir com mais intensidade na Terceira. E pelas 14h30 dos Açores, ‘Alex’ já tinha passado a tempestade tropical, encontrando-se a norte da Terceira.
O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, foi desativado às 14h00 locais, permanecendo as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
A Proteção Civil dos Açores registou até ao início da tarde 36 ocorrências nas ilhas dos grupos central e oriental, mas sem registo de feridos. Foram sobretudo quedas de árvores, derrocadas e pequenas inundações. Na ilha de São Miguel, uma árvore de grande porte caiu sobre uma habitação, mas as três pessoas que se encontravam no interior saíram ilesas. Segundo o presidente da Proteção Civil dos Açores, José Dias, o facto de a população açoriana ter cumprido "quase à risca" os avisos e as recomendações do serviço teve um "papel fulcral" para que não se registassem danos significativos. Escolas e serviços públicos estiveram encerrados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt