Gerações celebram em Lisboa Dia do Yoga

Praticantes falam em mais saúde e concentração.

21 de junho de 2015 às 14:12
Dia do Yoga Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

Os seniores dizem que o Yoga lhes trouxe mais saúde e qualidade de vida, as crianças garantem que ajuda na concentração, nomeadamente em época de exames, e a conhecerem-se melhor também.

Várias gerações de praticantes reúnem-se este domingo, em Lisboa, para a primeira celebração oficial do Dia Internacional do Yoga, partilhando demonstrações e filosofias.

Pub

Carminda Monteiro, uma antiga cozinheira, de 76 anos, iniciou-se no Yoga há quatro anos e diz que hoje já não sente as dores que a obrigavam a tomar "muitos medicamentos".

Uma das filhas ofereceu-lhe um mês de aulas e ficou rendida: "Noto uma diferença enorme, tomava muitos medicamentos para vários problemas e deixei de tomar. Não tenho dores, movimento-me muito melhor, estou ótima".

Pub

Está agora a preparar-se para fazer um exame que lhe permitirá passar a ensinar a prática a novos candidatos. "Dentro das minhas limitações, vou fazer tudo o que puder", conta à agência Lusa durante as celebrações, que hoje decorrem durante o dia no recinto da Pista de Atletismo Professor Moniz Pereira.

Há mais de 20 anos que Henrique Ribeiro, bancário aposentado, começou a praticar Yoga. Confessa que na altura "não era muito bem visto". Se hoje fica bem assumir a prática, há 20 e 30 anos "era difícil" dizer que se fazia Yoga, recorda.

O Yoga não estava tão disseminado como hoje na sociedade portuguesa, mas os livros com que ocasionalmente se deparava nas livrarias despertavam-lhe a curiosidade. Sentia necessidade de "alguma coisa mais profunda".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar