Gerador restabelece a energia elétrica no centro de Cernache do Bonjardim

Município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, explicou que o restabelecimento ocorreu na sexta-feira, sendo uma "resolução temporária".

31 de janeiro de 2026 às 11:05
A depressão Kristin também deixou um rasto de destruição em Castelo Branco
Partilhar

A ligação elétrica na zona central da vila de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, foi restabelecida com o recurso a um gerador disponibilizado pela E-Redes, informou a Câmara Municipal.

Numa nota enviada à agência Lusa, o município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, explicou que o restabelecimento ocorreu na sexta-feira, sendo uma "resolução temporária".

Pub

"O município da Sertã apela à população residente nesta zona da vila, que utilize a energia elétrica de forma consciente e responsável, servindo-se da mesma apenas para o mínimo indispensável".

A autarquia sublinha que a falta de energia elétrica é um problema que está neste momento a afetar grande parte do concelho da Sertã.

"Estão a ser reunidos diversos esforços para que a mesma seja restabelecida com a maior brevidade possível. No entanto, e dado o nível de destruição, a sua resolução permanente adivinha-se morosa", refere.

Pub

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

Pub

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00h00 de quarta-feira até às 23h59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar