Governo anuncia um milhão de euros para vacinação contra a doença da língua azul
Em duas semanas de vacinação já foram aplicadas 100 mil doses.
O secretário de estado da agricultura João Moura anunciou um milhão de euros de apoio para a vacina de prevenção do serotipo 3 do vírus da febre catarral ovina conhecida como doença da língua azul.
Esta doença já está “disseminada por todo o território nacional e é necessária vacinar”. João Moura deixou a promessa de que haverá também apoios para minimizar as perdas.
Estimativas apontam para que mais de 70% do efetivo existente no País, esteja já infetado com a língua azul, destes mais de 10% acaba por morrer.
O primeiro caso foi detetado e registado a 13 de setembro numa produção em Torre de Coelheiros no distrito de Évora.
Já diretora do DGAV apela aos produtores para que divulguem os números, uma vez que, segundo Susana Pombo "os números que andam a circular são muito diferentes dos números que temos oficialmente” e, por isso, é importante que os serviços sejam informados e atualizados.
Em duas semanas de vacinação já foram aplicadas 100 mil doses de uma vacina que ainda não está comercializada, mas e para já é a única prevenção contra esta variante da língua azul.
A vacinação não é obrigatória e a partir de maio será comercializada (autorizada pela Europa). A partir desse mês poderá fazer parte do boletim de vacinação obrigatório para os ovinos.
O secretário de estado e a diretora da DGAV falaram no dia aberto organizado pela ANCORME (Associação Nacional de Criadores de Ovinos e Caprinos) que aconteceu em Évora.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt