Governo quer atribuir pensão à família da bombeira de Carnaxide que morreu no sábado

Bombeira morreu no sábado enquanto prestava auxílio, fora de serviço, às vítimas de um acidente.

07 de julho de 2021 às 18:15
Catarina Pedro, a bombeira que morreu atropelada ao prestar auxílio a vítimas de acidente na A5 em Oeiras Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O Governo deu esta terça-feira início ao processo para atribuir uma pensão à família da bombeira de Carnaxide, no concelho de Oeiras, que morreu no sábado enquanto prestava auxílio, fora de serviço, às vítimas de um acidente.

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, proferiu um despacho "qualificando o ato praticado por Catarina Pedro como ato humanitário ou de dedicação à causa pública", adianta a tutela em comunicado.

Pub

"Desta forma, foi formalmente dado início ao processo para a eventual concessão de pensão por serviços excecionais e relevantes prestados ao país, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 466/99, de 06 de novembro", lê-se na nota do Ministério da Administração Interna.

O processo necessita de um parecer da Procuradoria-Geral da República, dependendo a concessão da pensão de novo despacho do Governo, é ainda referido.

O Presidente da República lamentou, no sábado, a morte da bombeira voluntária de Carnaxide que morreu quando prestava auxílio a vítimas de uma acidente de viação, considerando-a "um exemplo nacional de generosidade e altruísmo".

Pub

Também o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, emitiu uma nota de pesar a lamentar a morte da bombeira.

Em seu nome pessoal e do Governo, o ministro endereçou "as mais sentidas condolências à família, amigos, ao corpo de bombeiros, à Associação Humanitária de Bombeiros de Carnaxide e aos Bombeiros de Portugal".

Os Bombeiros Voluntários de Carnaxide, onde a vítima prestava serviço, escreveram na rede social Facebook ser com "enorme tristeza" que comunicavam a morte da colega.

Pub

Também numa mensagem no Facebook, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas associou-se ao luto, com votos de "muita força a toda a corporação dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar