Greve deixou 5 mil passageiros em terra

Aumento do tempo de espera com a redução de pontos de controlo.

31 de agosto de 2016 às 01:45
Aeroportos, Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa, Autoridade Nacional da Aviação Civil, DECO Foto: CMTV
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Cerca de 5 mil passageiros ficaram impedidos de embarcar nos respetivos voos de sábado, devido à greve dos trabalhadores de segurança. Segundo a ANA - Aeroportos de Portugal, a greve apenas teve impacto no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde garante não terem existido problemas de segurança.

A ANA assegura que todos os 1195 voos planeados nos aeroportos nacionais foram realizados, embora com atrasos de dimensão relevante apenas em Lisboa. Em comunicado, a ANA faz referência a um total de 155 mil passageiros a utilizar os nove aeroportos portugueses, mas não refere quantos pretendiam deixar o País.

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A situação de sábado foi caótica, com inúmeros passageiros a esperarem quatro horas pa- ra embarcarem. Devido à paralisação houve menos pontos de con-trolo, o que fez aumentar o tempo de espera no acesso à zona de embarque. A ANA garante que as medidas para responder à greve "não puseram em causa o controlo de segurança". A Autoridade Nacional da Aviação Civil esteve no aeroporto de Lisboa com o objetivo de garantir as regras de segurança. "Foi um dos sábados de maior tráfego no ano. Mesmo sem greve, ocorreriam seguramente constrangimentos".

Carolina Gouveia, jurista da DECO - Associação de Defesa do Consumidor, explica que a responsabilidade de arranjar voo é das transportadoras: "Não é fácil porque os próximos vão estar sempre cheios. A solução passa pelo reembolso da viagem ou um crédito para outro voo".

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