Hospital da Terceira cancelou consultas, exames e cirurgias não urgentes devido à passagem do ciclone Gabrielle

Serviço de Urgência do HSEIT permanecerá funcional, mas os utentes "só se deverão dirigir ao hospital em caso de verdadeira emergência".

25 de setembro de 2025 às 14:33
Tempestade Açores
Partilhar

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), em Angra do Heroísmo, informou esta quinta-feira que cancelou todas as consultas, exames e cirurgias não urgentes previstas para sexta-feira, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores.

O HSEIT adiantou em comunicado publicado nas redes sociais que, "devido aos alertas emitidos para a passagem do furacão Gabrielle, e seguindo as recomendações das autoridades de segurança e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores", está a "implementar medidas de contingência para garantir a segurança de todos e manter a capacidade de resposta a emergências".

Pub

"Assim, todas as consultas, exames e cirurgias não urgentes do dia 26 de setembro [sexta-feira] estão canceladas", referiu.

Segundo a nota, o Serviço de Urgência do HSEIT permanecerá funcional, mas os utentes "só se deverão dirigir ao hospital em caso de verdadeira emergência".

O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia de hoje.

Pub

No Grupo Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) preveem-se "precipitação forte, vento com rajadas na ordem dos 200 quilómetros/hora de sul, a rodar para noroeste, e agitação marítima com ondas entre os oito e 10 metros de altura significativa, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros".

No grupo Ocidental (Flores e Corvo) também haverá precipitação forte e rajadas até 130 quilómetros/hora, com ondulação idêntica à do grupo Central.

Estes dois grupos estão com vários avisos vermelhos do IPMA, o mais grave numa escala de três, entre o final do dia desta quinta-feira e a manhã de sexta-feira.

Pub

Nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental) são esperadas "precipitação por vezes forte", rajadas entre 100 e 120 quilómetros/hora e ondas até nove metros de altura significativa.

O Governo Regional já declarou situação de alerta, entre as 18h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar