Idade já não limita a atividade física
Há cada vez mais pessoas que não descuram o exercício físico.
A idade e a estação do ano já não são impeditivas da prática de exercício físico. São cada vez mais as pessoas, mesmo com o avançar dos anos, que não descuram fazer desporto regularmente. Nem os problemas de saúde conseguem travar estes atletas amadores, que também conseguem assim prevenir outras doenças.
"O desporto faz com que se continue a ter uma boa saúde osteoarticular [sistema composto pelos ossos, cartilagens, músculos, ligamentos e tendões]. Tem ainda conveniências cardiovasculares e previne todas as patologias frequentes em Portugal. É fundamental que as pessoas se continuem a mover", enumera Paulo Amado, coordenador da Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto.
Há casos em que se pode considerar que a condição impede a atividade física – por exemplo, de quem tem uma prótese na anca. O exercício, nomeadamente a corrida (fenómeno mais atual) até ajuda a prevenir doenças.
"É a melhor prevenção de osteoporose, nomeadamente na mulher [que tem mais frequentemente esta doença], e mostra a importância de manter a mobilidade. Para além de que correr é muito mais prático e barato. Por isso é que há grande adesão à corrida no Porto e em Lisboa", conclui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt