Idoso fica 6 dias na Urgência
Doente oncológico esteve sempre numa maca.
Um idoso de 76 anos, portador de doença oncológica, passou seis dias numa maca nas Urgências do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. O doente deu entrada no dia 3 de fevereiro neste serviço. Após seis dias, a 9 de fevereiro, a unidade hospitalar conseguiu um lugar no SO (Serviço de Observação). No dia 14 (sábado), o homem foi transferido finalmente para uma cama no internamento. Os familiares ficaram indignados e apresentaram queixa junto do hospital.
A família, natural do concelho de Mértola, recusou prestar declarações ao CM, em respeito pelo paciente que "continua internado numa situação delicada". Ao mesmo tempo, fizeram seguir uma cópia da queixa para a Assembleia da República.
Já ontem, os deputados do PCP João Ramos e Carla Cruz questionaram o Governo sobre esta denúncia. Segundo os parlamentares, em 2013, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a que pertence o hospital de Beja, reduziu oito camas destinadas a doentes oncológicos naquela unidade. "Ao contrário do que era dito, as camas não estavam a mais e a redução conduziu a situações desta natureza, que são, no mínimo, inadmissíveis e desumanas", afirmaram. Os parlamentares pretendem ainda apurar se o Ministério da Saúde não considera necessárias as camas destinadas a doentes oncológicos recentemente extintas pela ULSBA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt