Iluminações de Natal de Lisboa inauguradas a 22 de novembro
Percurso conta com 182 km de luz. Inauguração vai ser feita no Terreiro do Paço.
As iluminações de Natal de Lisboa, num percurso com 182 km de luz, vão ser inauguradas a 22 de novembro, no Terreiro do Paço, com um espetáculo de luz e orquestra com efeitos de pirotecnia, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
À semelhança de anos anteriores, a inauguração das iluminações de Natal será assinalada com a ligação do icónico Pinheiro de Natal de 30 metros, a que se segue um espetáculo de luz e um concerto da fadista Sara Correia.
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) indicou que o investimento nas iluminações de Natal para este ano é de 749.500 euros, o mesmo valor que foi disponibilizado em 2023 e 2024, no âmbito de um protocolo entre o município e a União de Associações de Comércio e Serviços (UACS).
Este ano, as iluminações totalizam um percurso equivalente a mais de três voltas à cidade, mais de 182 km de luz, distribuída por 46 locais, entre praças, ruas e avenidas da cidade, através da instalação de cerca de mil estruturas luminosas, compostas por 5.900 peças decorativas.
Segundo a autarquia, o projeto com tecnologia LED "garante uma poupança energética de cerca de 80%, aliando beleza e sustentabilidade".
"As iluminações de 2025 reforçam o compromisso ambiental de Lisboa, também através da utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, tendo muitas estruturas sido reaproveitadas de anos anteriores, verificando-se igualmente uma aposta no uso de energia solar nas instalações", pode ler-se numa nota da Câmara de Lisboa.
A emblemática Rua Augusta vai, segundo a autarquia, "vestir-se de árvores e nuvens luminosas que deslizarão sobre os transeuntes e a Praça de Luís de Camões ganhará uma nova vida com uma instalação monumental inspirada num palácio festivo, ponto de encontro para fotografias e momentos inesquecíveis".
Já na Rua Garrett, "nuvens de luz dourada irão flutuar sobre a rua, na Rua do Ouro nuvens douradas e estrelas cintilantes prometem transformar esta artéria num firmamento encantado", enquanto na Rua do Carmo "uma sequência de arcos de luz criará um túnel luminoso, onde a luz e a música se irão fundir".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt