Ilustração de atum de 21 mil euros revolta trabalhadores do IPMA

IPMA gastou ‘fortuna’ para colocar ilustração de Pedro Salgado na fachada de Algés.

27 de janeiro de 2025 às 01:30
Atum de Pedro Salgado foi a 'prenda' revelada durante o 13º aniversário do IPMA
Partilhar

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pagou 21 mil euros pela conceção, produção e instalação de uma ilustração de um atum gigante na fachada Norte do edifício daquela entidade em Algés. A compra, feita por ajuste direto (e ainda não publicada no Portal Base), foi decidida pelo conselho diretivo presidido pelo biólogo José Guerreiro, e está a motivar duras críticas internas, uma vez que os trabalhadores do IPMA consideram que “existiam outras prioridades, sem dúvida alguma”.

“Há muitas coisas em falta neste edifício, nos gabinetes e nos laboratórios. A própria fachada está visivelmente degradada, a precisar de arranjos e pintura. Parece-me incompreensível, tendo em conta esta realidade, que se tenha gastado um valor tão avultado numa simples decoração”, diz, ao Correio da Manhã, um trabalhador do IPMA que pediu para não ser identificado.

Pub

A peça, da autoria do premiado ilustrador Pedro Salgado - que se dedica ao desenho científico há mais de três décadas -, foi apresentada na passada sexta-feira, 17, com pompa e circunstância, no âmbito de mais um aniversário do IPMA (o 13.º), iniciativa que passou a ser assinalada anualmente pelo presidente José Guerreiro, que inclui várias ações, e terminou, como habitualmente, com um convívio ao lanche entre todos os funcionários ligados à entidade.

A nota de encomenda, a que o Correio da Manhã teve acesso, previa a instalação de um atum “de grande formato” na fachada Norte do edifício do IPMA em Algés, paralela à linha do comboio. Segundo as indicações do conselho diretivo daquela entidade, o quadro horizontal “em lajes de pedra cinzenta” deveria poder ser visível a pelo menos 20 metros de distância, “do comboio e do lado de Algés” (tem 11,6 metros de comprimento e 2,4 metros de altura). A encomenda deu entrada nos serviços do IPMA no passado dia 6 de janeiro, com um custo total de 20 971,50 euros.

“Há muitas coisas a corrigir, muitas questões evidentes, como é o caso dos ares condicionados, que estão danificados ou estragados, o que faz com que os trabalhadores tenham frio ou calor nos seus gabinetes; ou ainda a atualização de equipamentos, sempre a ser adiada, que coloca em causa a segurança de quem trabalha nos laboratórios. É um edifício que precisa de uma intervenção”, denuncia a fonte anónima.

Pub

Currículo Ex-governante socialista

O biólogo José Guerreiro foi nomeado presidente do IPMA em junho de 2023, substituindo o geofísico Miguel Miranda, que esteve no cargo durante uma década. José Guerreiro foi secretário de Estado do Ambiente no primeiro Governo de António Guterres (PS), entre 1995 e 1999.

Artista Ilustrador de Prestígio mundial

Pub

Pedro Salgado é considerado ‘o pai’ da ilustração científica em Portugal e uma referência na área há mais de 40 anos. O biólogo especializou-se no desenho de peixes marinhos, tendo somado prémios.

Encomenda

A fatura de 20 971,50 euros deu entrada nos serviços do IPMA no passado dia 6 de janeiro, prevendo a conceção, produção e instalação do atum no edifício.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar