Imigrantes recorrem a estrutura criada pela AIMA em Carregal do Sal
Estrutura de Missão é das mais procuradas no País: 50 imigrantes são atendidos a cada dia.
A Estrutura de Missão criada em Carregal do Sal pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) é um sucesso. Em pouco mais de quatro meses conseguiu validar quase seis mil manifestações de interesse para obtenção do título de residência em Portugal para imigrantes. Isto significa que todos os dias, em média, são atendidos 50 imigrantes na vila beirã. Chegam de todo o País. São oriundos de todo o Mundo. Sexta-feira estavam agendados 30 atendimentos.
Por volta da hora do almoço apresentou-se no Mercado D’Ideias Md Emon, de 30 anos. Natural do Bangladesh, chegou a Portugal em abril do ano passado. Trabalha num supermercado, em Lisboa. Fez mais de 260 quilómetros para ser atendido em Carregal do Sal.
“Demorei entre três a quatro horas de viagem. É uma distância longa, mas quando aqui cheguei encontrei muitas facilidades, a funcionária ajudou-me muito, fiquei esclarecido e tudo correu bem. Aqui não encontrei a confusão de Lisboa e para nós é mais fácil”, esclareceu.
Ainda assim, os processos de regularização não ficam aqui concluídos. Cada caso vai ser depois analisado pelos quadros superiores da AIMA, que autorizam ou não e atribuem os títulos de residência aos imigrantes.
“Neste espaço validamos a manifestação de interesse das pessoas que estão a trabalhar com contrato de trabalho ou através de recibo verde. Verificamos toda a documentação, submetemos e validamos os dados no sistema, colhemos os dados biométricos e salvamos nas aplicações da AIMA até serem validados”, resumiu Taís Loureiro, funcionária da ‘task force’ de Carregal do Sal.
O concelho tem cerca de 10 mil habitantes e nos últimos anos atraiu cerca de 500 imigrantes. Agora, o objetivo é que os imigrantes que chegam ao posto de atendimento decidam ficar.
“Até ao final de janeiro ajudámos a regularizar a situação de 5800 imigrantes, o que o torna um dos polos com mais sucesso do País e temos de saber aproveitar. Temos de criar condições para que as famílias se fixem no nosso concelho para aumentarmos a população”, concluiu o autarca Paulo Catalino.
Imigração é oportunidade
“Há muitas empresas que, quando entramos num processo de negociação, nos perguntam se temos mão de obra disponível. E a verdade é que não temos. Estes imigrantes podem ser uma janela de oportunidade para as obras emblemáticas que se estão a preparar na região”, esclareceu o presidente da câmara.
Aumento imigrantes
Carregal do Sal é um concelho do Interior do País com cerca de 10 mil habitantes. Nos últimos dois anos cerca de 500 imigrantes escolheram este local para trabalhar e viver. Autarquia quer dar mais condições para potenciar a fixação.
Multiculturalidade
Desde que a Estrutura de Missão da AIMA abriu portas, no final de setembro, assistiu-se a um vaguear de muitas culturas como nunca antes se tinha visto.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt